Manual da Família D'Lins     

Desejamos formar pessoas responsáveis, competentes, comprometidas com o seu crescimento e com o crescimento dos outros, portanto, compreendemos a necessidade da existência de normas de modo definido e vivenciado por todos os que fazem parte do processo educativo.

    Por isso, relacionamos a seguir as normas que deverão ser cumpridas pelos alunos e observadas pelos educadores, funcionários e d​ireção do colégio.

 

Normas de convivência

  • Relacionar-se com respeito e cordialidade com os colegas, educadores, funcionários, coordenadores e direção;

  • Ser pontual e assíduo quanto ao comparecimento das aulas, como também no cumprimento das tarefas e compromissos do aluno;

  • Apresentar-se às aulas devidamente fardado;

  • Sair e entrar na sala de aula, apenas com a permissão do professor;

  • Manter desligado o aparelho celular, durante o desenvolvimento da aula;

  • Preservar o ambiente físico, os equipamentos, os instrumentos e os materiais do Colégio, zelando pela sua conservação;

  • No horário contrário às aulas, comparecer ao Colégio trajando roupas compostas;

  • Não usar sandálias (só no caso de problemas nos pés); 

  • Calça jeans azul será opção para os alunos;

  • O aluno não terá acesso à sala de aula no horário do recreio.

  • Respeitar a orientação do Colégio, não praticando atos que vão de encontro aos princípios educativos como os estabelecidos a seguir:

  • Participar de brigas ou algazarras dentro ou fora do Colégio;

  • Namorar dentro do Colégio;

  • Ausentar-se do Colégio antes da hora determinada sem a presença dos pais ou da autorização por escrito dos mesmos;

  • Não é permitido o uso de boné ou similar no Colégio

 

Uniforme escolar

  • O uso do uniforme completo é obrigatório e será exigido a partir do mês março. Para a Educação Infantil, o calçado é tênis ou sandália tipo ortopédica. Para os Ensinos Fundamental e Médio, tênis nas cores branca, preta ou neutra com meias brancas.

  • O aluno deve possuir dois conjuntos de uniformes, sendo um para uso diário e outro para prática de educação física.

  • Camisa dos jogos internos deverá ser usada apenas nas quintas e sextas-feiras.

Comunicação entre o colégio e os pais

 
  • A comunicação do Colégio com a família dar-se-á através de circulares, avisos e mensagens que serão enviadas na agenda ou telefonemas.

 

Objetos de valor

  • Solicitamos que o aluno não frequente o Colégio Usando jóias, nem traga objetos ou brinquedos de valor ou difícil manuseio, evitando assim perda e danos, uma vez que não nos responsabilizamos pelos objetos perdidos.

Saúde

 
  • Criança doente, febril, não deverá vir ao Colégio, será importante permanecer em seus lares, recebendo a atenção devida. No caso da criança ficar indisposta/febril no Colégio, comunicaremos à família para que venha apanhá-la com urgência.

Sistema de Ensino

   O sistema trabalha, envolvendo cultura e indivíduo. Apresentando atividades que estimulam o aluno a estabelecer trocas com seus grupos sociais. As atividades são desafiadoras, promovendo a construção do conhecimento, respeitando os alunos como seres dinâmicos e protagonistas de seu processo de aprendizagem.
     O material didático promove a interdisciplinaridade de forma prazerosa e lúdica. Esse material é trabalhado sobre vários olhares, em diferentes contextos e envolvendo áreas do conhecimento aparentemente distantes.
Os conteúdos são organizados de forma lógica e coerente, articulando com atualidade, relevância e profundidade.
    Nosso Colégio, busca uma convivência humanizadora, considerando o aluno como centro de nosso trabalho e para eles desenvolvemos saberes e práticas educacionais.

 

Normas disciplinares quanto à indisciplina

  • Advertência verbal (professor da turma);

  • Advertência verbal (OP - Orientação Pedagógica);

  • Advertência escrita e presença dos responsáveis;

  • Suspensão (Com orientação e acompanhamento do Conselho Tutelar);

  • Termo de compromisso.

Obs: Dependendo da gravidade do caso, poderão ser suprimidas algumas etapas.

Quanto ao atraso dos alunos

 
  • Após o atraso, comunicar aos pais ou responsáveis e dependendo do motivo o aluno retornará para casa.

  • Qualquer situação não prevista neste regimento será analisada pela Coordenação Pedagógica e Direção.

 

Direitos e deveres do aluno

​​Direitos:

  • Livre acesso à sala de aula, exceto no intervalo;

  • Férias no período de recesso;

  • Participação nas aulas;

  • Usufruir das festas promovidas pelo Colégio;

  • Chegar até 15 minutos de tolerância na 1ª aula;

  • Organizar-se em grupo com vistas às atividades educativas e esportivas dentro do Colégio;

  • Tomar conhecimento de suas avaliações no final de cada unidade;

  • Reclamar, por motivo que considere justo, da relação com o professor e funcionários da Escola;

  • Pedido de reconsideração de medidas punidas encaminhadas à direção;

  • Aprovação do ano letivo após o resultado da média anual igual ou superior a 6,0 (seis).

Deveres:

  • É obrigatório o uso do uniforme;

  • Utilizar adequadamente os banheiros;

  • Assiduidade às aulas;

  • Pontualidade às aulas;

  • Cumprimento das normas estabelecidas pelo Colégio;

  • Zelar pela economia e conservação do material a que lhe foi confiado;

  • Não danificar, nem escrever nas portas, carteiras e paredes;

  • Não utilizar para fins particulares, qualquer que seja o pretexto, material permanente a repartição ou destinado à correspondência oficial;

  • Não expor o nome do Colégio em Redes Sociais;

  • Fazer educação física e atividade esportiva (com apresentação de atestado médico)

Direitos e deveres do professor

 

Direitos:​

  • Usufruir das festas promovidas pelo Colégio;

  • Utilizar os livros e materiais da biblioteca, as dependências e instalações do Colégio, necessários ao exercício de suas funções;

  • Opinar sobre programas e sua execução, planos de cursos, técnica e métodos utilizados;

  • Propor à Direção medidas que objetivem o aprimoramento dos métodos de ensino, de avaliação, de administração e de disciplina.

Deveres:

  • Ministrar aulas de acordo com o horário estabelecido, cumprindo o número de dias letivos fixados pelo Colégio e registrando no diário de classe, a matéria lecionada e a frequência do aluno;

  • Fornecer aos serviços de Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, com regularidade, informações sobre seus alunos;

  • Cumprir as decisões do Colégio e demais autoridades de ensino;

  • Zelar pelo bom nome do Colégio, dentro e fora dele, mantendo uma conduta compatível com a missão de educar.

É expressamente proibido:

  • Fumar em sala de aula ou em qualquer dependência do Colégio; 

  • Ficar fora da sala de aula transitando pelas dependências do Colégio;

  • Utilizar o aparelho celular e similares na sala de aula;

  • Solicitar material na reprografia sem a autorização da Coordenação;

  • Entregar o material didático fora do Prazo determinado.

Estrutura e funcionamento

 

Turmas:

Educação Infantil (Matutino e Vespertino)

  • Socialização (2 anos)

  • Infantil I (3 anos)

  • Infantil I (4 anos)

  • Infantil II (5 anos)

Fundamental I e II

Ensino Médio 

O Colégio D'Lins oferece ao aluno um esporte gratuito, exceto natação e ballet.

Horários:

Educação Infantil

  • Matutino : 7h às 11h10min

  • Vespertinio : 13h às 17h10min

Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano)

  • Matutino : 7h às 11h10min

  • Vespertinio : 13h às 17h10min

Educação Infantil II (6º ao 9º Ano)

  • Matutino : 7h às 11h40min

  • Vespertinio : 13h às 17h40min

Ensino Médio

  • Matutino : 7h às 12h30min

  • Vespertinio : 13h às 18h30min

     Cumprir o horário estabelecido pelo Colégio para a realização das suas atividades didático-pedagógicas é a primeira regra básica para o desenvolvimento harmonioso dos nossos alunos. É puro exercício de responsabilidade cidadã, pois possibilita a adaptação às normas de conviência e respeito a rotina interna dos trabalhos escolares.

  • É importante a chegada do aluno ao Colégio, 15 minutos antes início da aula;

  • Há tolerância de 15 minutos de tolerância na entrada do turno matutino e vespertino.

  • A abertura do portão, no término das aulas, será às 11h10min para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano da manhã, e às 17h10min para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano da tarde.

  • A tolerância para permanência dos alunos no Colégio, após o término das aulas, é de 20(vinte) minutos​.

Filosofia Pedagógica

 

     Desenvolver a consciência crítica do aluno, objetivando a aquisição de novos comportamentos, através da participação efetiva no processo ensino-aprendizagem e na tomada de decisões, com relação às tarefas na própria instituição de Ensino.
    Visualizar o aluno como possuidor de capacidades infinitas, que apenas precisam manifestar suas potencialidades. Nesse sentido, o         Colégio não transforma o aluno, apenas procura despertar as possibilidades que ele já possui.
     Qualquer dificuldade surgida nas relações com colégios anteriores serão analisadas por todos os elementos formadores da unidade de ensino. As iniciativas para identificar os problemas e para resolvê-los surgem das pessoas envolvidas no processo que se articulam somando as propostas dos diversos segmentos e, quando necessário, chegar a Direção Geral do Colégio.
     Incentivar a participação macrossocial, a partir das experiências microssocial dentro da unidade de ensino, buscando interagir com a comunidade para transformar o que for necessário.
        Realizar oficinas de estudos teórico-prático, em que os alunos, sob orientação de vários professores trabalhando em equipe, desenvolvem projetos de pesquisa e atividades produtivas e artísticas. 
        Desenvolver meios de expressão coletiva, no sentido de tornar a participação mais objetiva. 
      E assim sendo, a educação deveria ser menos conformista com a sociedade e mais lutadores pelo que ela deveria ser. A educação era considerada uma tarefa de moldagem. 
         Acreditamos que, hoje, ela seja mais uma tarefa de construção, pela práxis de uma “nova relação humana”.

 

Aniversários no colégio

     Os aniverários dos alunos serão comemorados nas sextas-feiras de cada mês, no espaço Festin Festan. (Educação Infantil e Fundamental I)   É permitida a presença dos pais e familiares mais íntimos na "hora dos parabéns".

Reunião com pais e educadores

 

     Esse é um espaço de fundamental importância para divulgarmos os resultados do nosso trabalho pedagógico; refletirmos junto aos senhores pais, sobre as ações didáticas cotidianamente desenvolvidas no espaço da sala de aula.
     A presença dos senhores pais a esses encontros, que acontecem bimestralmente, é imprescindível para o crescimento intelectual, afetivo e social dos nossos alunos.

Critério para avaliação e recuperação

 
  • Ano Letivo: Composto de 4 etapas totalizando 200 dias.

  • Verificação da aprendizagem: A verificação da aprendizagem será por etapa, sendo, contínua e cumulativa.

  • Números de avaliação: Em cada etapa o professor marcará as avaliações, trabalhos, seminários. A Coordenação Pedagógica determinará a data para as avaliações bimestrais de síntese da etapa.

  • Formas de avaliação: Prova individual, simulado, trabalho individual, em dupla e em grupo escrito, finalização em sala e com apresentação em sala de aula, jogos e gincanas pedagógicos, etc.

  • Nota por unidade: A média será obtida através do somatório de todas as avaliações. Ex: 2 trabalhos individuais + prova mensal + prova de unidade, totalizando 10 pontos.

  • Reestudos: o aluno que não obtiver nota igual ou superior a 6,0 (que é a média) terá a oportunidade de melhorar a sua média com re-estudo e a recuperação bimestral. Pontuação: (de zero a dez).

  • Após a avaliação de recuperação adotaremos o seguinte procedimento: Média + Nota da Bimestral ÷ 2 = Média Final. Caso a média final do bimestre seja inferior a bimestral, prevalece a maior.

  • Controle de frequência: O(a) aluno(a) terá que apresentar frequência mínima de 75% do total de horas letivas no final das quatros unidades.

  • Critério de aprovação: Será promovido à série subsequente o(a) aluno(a) que, no final do ano letivo, apresentar 60% ou mais das competências e habilidades necessárias em cada componente curricular e 75% de frequência do total de horas letivas de acordo com a Lei LDB 9394/96.